ATA DA DÉCIMA PRIMEIRA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA QUARTA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA DÉCIMA QUARTA LEGISLATURA, EM 13-8-2008.

 


Aos treze dias do mês de agosto do ano de dois mil e oito, reuniu-se, no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, a Câmara Municipal de Porto Alegre. Às dezesseis horas e cinqüenta e sete minutos, foi realizada a chamada, respondida pelos Vereadores Adeli Sell, Aldacir Oliboni, Beto Moesch, Carlos Todeschini, Dr. Raul, Elias Vidal, Ervino Besson, Guilherme Barbosa, João Antonio Dib, João Bosco Vaz, João Carlos Nedel, Neuza Canabarro, Nilo Santos e Sebastião Melo. Constatada a existência de quórum, o Senhor Presidente declarou abertos os trabalhos. Ainda, durante a Sessão, compareceram os Vereadores Bernardino Vendruscolo, Elói Guimarães, José Ismael Heinen, Margarete Moraes, Maristela Meneghetti e Valdir Caetano. Em PAUTA, Discussão Preliminar, 2ª Sessão, esteve o Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 011/08, discutido pelo Vereador Carlos Todeschini. Às dezessete horas e dois minutos, nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrados os trabalhos, convocando os Senhores Vereadores para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental. Os trabalhos foram presididos pelos Vereadores Sebastião Melo e Ervino Besson e secretariados pelo Vereador Ervino Besson. Do que eu, Ervino Besson, 1º Secretário, determinei fosse lavrada a presente Ata, que, após distribuída e aprovada, será assinada por mim e pelo Senhor Presidente.

 


O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Estão abertos os trabalhos da 11ª Sessão Extraordinária.

Passamos à

 

PAUTA - DISCUSSÃO PRELIMINAR

 

(05 oradores/05 minutos/com aparte)

 

2ª SESSÃO

 

PROC. Nº 4565/08 - PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR DO EXECUTIVO Nº 011/08, que insere parágrafo único ao artigo 2º da Lei Complementar nº 521, de 20 de janeiro de 2005. (Postos gasolina/venda GNV.)

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): O Ver. Carlos Todeschini está com a palavra para discutir Pauta.

 

O SR. CARLOS TODESCHINI: Sr. Presidente, Ver. Sebastião Melo; Sras Vereadoras, Srs. Vereadores e aqueles que nos assistem, retornamos, em 2ª Sessão, para tratar do PLCE nº 011/08, que insere parágrafo único ao art. 2º da Lei Complementar nº 521, de 20 de janeiro de 2005 - Postos de Gasolina e venda de GNV. Como referi na minha fala anterior, este é um projeto desejável, bom para a Cidade, bom para o meio ambiente, ainda mais quando aprovamos, nesta Câmara, de autoria deste Vereador e da Bancada do Partido dos Trabalhadores, um Projeto para redução das emissões de gases que provocam efeito estufa em Porto Alegre. O uso do GNV é desejável, porque não emite material particulado; apesar de ser fóssil, ele é um gás combustível de queima total e, portanto, reduz os danos ao meio ambiente, assim como o são os combustíveis renováveis - o álcool e o biodiesel, em especial -, e, para isso, o Brasil tem tecnologia, é pioneiro, é líder, e isso não é pouco importante.

Entendemos como favoráveis as alterações; achávamos que, inclusive esta Lei de nossa autoria, e aqui aprovada, para redução dos gases, por si só, daria conta da matéria. A Procuradoria da SMAM entende que não e, por isso, envia para cá um Projeto que prevê a alteração da Lei, Ver. Adeli. Mas, de qualquer maneira, estamos dando quórum, aqui, nossa Líder Verª Margarete, para que o acordo feito à Mesa e para atender os consumidores, para atender a Cidade, para atender ao Programa de Expansão da Economia, para cumprir o nosso dever, o nosso acordo, porque esta é uma política e são ações que vêm ao encontro das necessidades da Cidade, do transporte coletivo, dos consumidores residenciais, comerciais, industriais, dos veículos particulares, enfim, a todos os usuários desta modalidade de energia, que é o GNV. Portanto saudamos o cumprimento desta Pauta e a possibilidade de votação das Comissões Conjuntas já na próxima semana e, também, da aprovação em definitivo da Lei, porque eu tenho certeza de que vai ser unanimidade, já que é uma matéria de interesse de todos, desejável e tem o nosso apoio. Obrigado pela atenção.

(Não revisado pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE (Ervino Besson): Não há mais Vereadores inscritos para discussão da Pauta.

Estão encerrados os trabalhos da presente Sessão.

 

(Encerra-se a Sessão às 17h02min.)

 

* * * * *